- Saxofone
- O milagre da ópera na floresta
|
 |
SAXOFONE
O saxofone foi inventado pelo belga Antoine Joseph Sax (1814-1894). Sua meta era criar uma sonoridade que misturasse o timbre metálico com o timbre dos instrumentos de madeira.
O saxofone é um tubo cônico de metal, que tem seu som produzido pela vibração de uma pequena palheta simples de bambu, semelhante à da clarineta. A família completa dos saxofones é composta por oito saxes, mas os mais tocados são o soprano, o alto, o tenor e o barítono.
O primeiro compositor a reconhecer a qualidade sonora e suas possibilidades timbristas foi o francês Hector Berlioz (Le Chant Sacré - 1844), seguido por Debussi e Ravel. Porém, foi o jazz americano que recebeu o sax de braços e ouvidos abertos. Coleman Hawkins, considerado o pai do saxofone, foi o músico que elevou o instrumento à categoria de solista, tirando-o da função secundária de instrumento de banda.
Ao longo do século XX, o jazz firmou o saxofone como um instrumento de ponta, com muitos mestres criando diferentes estilos - Lester Young, Ben Webster, Dexter Gordon, Stan Getz, John Coltrane, Cannonball Adderley, Wayne Shorter, David Sanborn, Michael Brecker, entre muitos outros. Nos anos 80, Kenny G. ajudou a popularizar o saxofone e o incorporou definitivamente à música pop.
No Brasil, o saxofone foi incorporado aos nossos variados estilos. Entre nossos grandes saxofonistas, podemos destacar Paulo Moura, Teco Cardoso, Carlos Malta, Dilson Florêncio, Nivaldo Ornelas e Nailor Proveta. Nosso maior jazzista foi Victor Assis Brasil.
ALGUMAS OBRAS IMPORTANTES:
Ben Webster with Strings/ Balladas
- Play the Blues (Johnny Rodges/Duke Ellington)
- Live at Birdland ( Lester Young)
- Our Man in Paris ( Dexter Gordon)
- Getz/Gilberto (Stan Gets)
- A Love Supreme (John Coltrane)
- Mercy, Mercy, Mercy (Cannonball Addeley)
- Speak no Evil (Wayne Shorter)
- Upfront (David Sanborne)
- The Nearness of You: The Ballad Book (Michael Brecker)
- Desenhos (Victor Assis Brasil)
- Paulo Moura Interpreta Radamés Gnattali
OBRAS IMPORTANTES:
Concertino para Sax e Orquestra - Radamés Gnattali
- Brasiliana - Heitor Villa-Lobos
- Fantasia - Roanldo Miranda
- Scaramouche - Darius Milhaud
- Saxofone Concerto - Aliksandr Glazunov
- Concertino da Câmera - Jacques Ibert |